sexta-feira, 3 de junho de 2016

A Mão do Diabo

A crise atingiu Tomás Noronha. Devido às medidas de austeridade, o historiador é despedido da faculdade e tem de se candidatar ao subsídio de desemprego. À porta do centro de emprego, Tomás é interpelado por um velho amigo do liceu perseguido por desconhecidos.

O fugitivo escondeu um DVD escaldante que compromete os responsáveis pela crise, mas para o encontrar Tomás terá de decifrar um criptograma enigmático.

O Tribunal Penal Internacional instaurou um processo aos autores da crise por crimes contra a humanidade. Para que este processo seja bem-sucedido, e apesar da perseguição implacável montada por um bando de assassinos, é imperativo que Tomás decifre o criptograma e localize o DVD com o mais perigoso segredo do mundo.

A verdade oculta sobre a crise.

Numa aventura vertiginosa que nos transporta ao coração mais tenebroso da alta política e finança, José Rodrigues dos Santos volta a impor-se como o grande mestre do mistério. Além de ser um romance de cortar o fôlego, A Mão do Diabo divulga informação verdadeira e revela-se um precioso guia para entender a crise, conhecer os seus autores e compreender o que nos reserva o futuro.



Entre um livro e outro, desde que se proporcione vou lendo outros em formato digital. Aproveito para passar o tempo sempre que tenho que me deslocar para o emprego de comboio onde 50mn chegam e sobram.

Apesar de há tempos atrás, ter jurado a mim mesma que não voltaria a ler JRS, achei que seria uma boa opção, para ler no comboio, sem me chatear muito e sempre que não me interessasse passaria à frente. O problema é que passo tantas páginas à frente que em menos de vinte minutos passei de 40% de leitura para 70% só hoje. A ideia, muito à Dan Browm e quem se atreve a dizer isto:
CRÍTICAS DE IMPRENSA
«Melhor do que Dan Brown.»
Tros Nieuwsshow, Holanda
Não está bem!
Poderia ler-se bem, não fosse o excesso de informação desnecessária (seja verídica ou não - já sabemos que o JRS é um tipo inteligente e com muitos conhecimentos - escusa é de os por todos cá para fora, cada vez que escreve um livro).
Como é que pode ser fiável uma agente policial e um professor universitário andarem a fugir de quem os quer matar, ao mesmo tempo que procuram um DVD cheio de informações que levarão poderosos à ruína e à prisão e passam o tempo de fuga (seja onde for que estejam e por for que vão) a falar da crise na Europa, do euro etc. etc. como se com isso conseguissem resolver o problema em que estão atolados?
Já com o Dan Brown o excesso de informação, tende a tornar-se maçador e não é em tão grande quantidade! Agora imaginem este. Perdoem-me os fãs do JRS. Gosto das ideias para a ação, só não gosto de tanta palha pelo meio, sejam dados fidedignos ou não!
Gosto de saber coisas, mas quando os dados são em excesso, esmoreço.
Foi por isso que comecei a ler um livro dele e desisti... não sei porque me meti noutro outra vez!

1 comentário:

José Marcos Serra disse...

Este livro, juntamente com o Clube Bildberg de Daniel Estulin, Madrugada Suja de Miguel Sousa Tavares, e O Mercenário Económico de John Perkins, dão-nos uma perspetiva global do sub-mundo que nos governa. Recomendo todos.