quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Fio de Sangue




Este segundo livro, sendo um seguimento do Acordar ao Entardecer vai ser-nos apresentado alguns meses depois, com o grupo que se reuniu para encontrar a autora (Gina) da morte de alguns dos personagens do primeiro livro, em plena caçada.
Na altura da leitura do primeiro livro, fiquei "arrasada" com a morte de uns quantos personagens no final do livro, mas agora percebi como a autora conseguiu matar os personagens quase todos. Já contava ressuscitá-los mais tarde. Porque se não foi com essa intenção, mais uma vez lhe dou os parabéns pela mestria dessa situação, no primeiro livro, porque se há coisa que me custaria era criar um personagem, acarinha-lo como fez e depois matá-lo. Não consigo. Nos meus livros, se mato algum personagem e são poucos os que morrem (a não ser os vilões que salvo raros casos, nem são identificados com nomes) tenho que o criar sem interesse para mim e com qualquer coisa detestável que só me faz, dessa forma, desejar acabar-lhe com a vida. 
Retomando este livro, que é para isso que aqui estou. Não gostei de os ver de volta. Preferia que fosse, de facto, a vingança mais profunda e crua, baseada na dor da perda que os fazia seguir na busca de Gina (culpada e autora da morte deles) não a outra vingança.
E com o renascer dos mortos, chegam personagens de que já não me recordava (isto sou eu que sou distraída) e há alturas da leitura em que me perco e já não sei quem é vampiro e quem é humano e só depois de mais algumas cenas os reconheço como sendo uns ou outros. Ainda bem que os personagens para um escritor, são como filhos, e o próprio não os esquece em caso algum. Quem ler e não entender que se aguente ou se concentre.
 A acção principal deste livro, a par com a caçada a Gina, é, a defesa de Bernardo (um do ex-mortos) e seu herdeiro (aparecido neste segundo livro) e chegamos a um ponto que gostaria de focar, não em critica à autora, mas como minha única opinião: Apesar de ler vários tipos de livros com vampiros como personagens e de os ter escrito eu própria, nem todos as histórias de vampiros são do meu gosto (é por isso que há gostos para tudo e para todos), e apesar (repetindo a palavra) de com vampiros e outras criaturas sobrenaturais, elas poderem atingir todos as características que o autor quiser, ainda me custa aceitar que procriem, se eles são criaturas sem vida.
Li, no primeiro livro e até deixei passar, mas neste já não me caiu tão bem, tão de leve, esse facto. 
Como diria uma pessoa amiga, não sintonizo com vampiros que procriam.
Isto foi só um pormenor da história, agora avancemos:
Eu sei que a ideia era travar Gina e outros, que por sua vez pretendiam Bernardo e um herdeiro, mas estava à espera de mais acção (ninguém me manda estar a ler um livro e achar que tem que ter o que eu espero e não o que o autor deseja escrever), e por acção não me refiro a sexo que o houve, embora em menor escala que no primeiro.
Pareceu-me que Diogo e Lisa (vampiros, pais de Bernardo) acalmaram um pouco os calores, ou foi da acção não se prestar a isso, ou de não serem, neste livro, os leading characters e Diogo até conseguiu cativar-me mais do que no livro anterior, onde como tinha comentado o achei um pouco irritante e desinteressante.
Por outro lado, desapaixonei-me de Virgílio. Aquele carácter corajoso, sensato, poderoso, adorável que tinha como caçador de vampiros, perdeu-o, quando perdeu a sua humanidade. Acho, que digam o que disserem, a humanidade ainda é a luz que faz brilhar os personagens de qualquer tipo de história.
Apareceram personagens novos, alguns que me pareceram muito interessantes, mas com pouco desenvolvimento porque não eram importantes a esse ponto, outros que gostei de ver mas não me disseram nada e apesar de serem imensos personagens, conforme já reclamei, se, um deles de seu nome Frederico tivesse aparecido antes, teria muito pano para desenvolver pois me pareceu interessantíssimo. Mas, por certo iria abafar outros, mais importantes, para a acção.
Portanto, em minha opinião, deveria ter havido mais acção e sei a autora capaz disso, e menos conversa. Acho que houve alturas em que conversavam demais a expor sentimentos que não era preciso expor assim, porque a autora conseguiu muito bem, mostrar-nos o que eles sentiam, sem que eles o dissessem.
E, ainda, e para finalizar, gostaria que Diogo tivesse sido apresentado com mais andamento, em vez de Bernardo, porque eu sei que neste livro, Bernardo era o núcleo, mas eu não gostei de Bernardo. Era impetuoso demais, exagerado nas dúvidas e como dizia Diogo: tal pai, tal filho, mas com o mau do pai, do livro anterior.
Por esta altura, a autora já deveria estar a jurar-me pela pele porque estou a criticar os seus personagens. Eu sei que o estaria a fazer se me criticassem os personagens, mais ainda do que à escrita, porque conheço as minhas limitações, mas acho e saudavelmente, posso dizer, que o bom de podermos opinar acerca de um livro, com a sua autora, é podermos dar a nossa opinião sobre a história do livro, a razão que o fez existir, a vida que ele é e as vidas que nos mostra.
E como disse à autora quando lhe apresentei a critica em primeira mão, não será o ultimo livro de sua autoria que irei ler.

Sem comentários: