quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Os Doze


Sendo este livro o segundo da série A Passagem, vamos reencontrar o mesmo problema que o mundo enfrentou no primeiro: os virais.

Vamos reencontrar personagens que julgávamos mortas e saber que morreram outros de que nem nos lembrávamos mais. E ver que estavam interligados uns com outros, de alguma forma.

Uma das partes interessantes, é que o autor nos mostra o que aconteceu com alguns personagens do livro anterior a quem não demos (eu não dei) muita importância na altura: um deles é a mulher do agente Wolfgast que vai ter um papel importante, ainda que quase inconsciente no enredo do segundo livro, só se apercebendo dele no final.

Ficamos a saber o que aconteceu nas semanas imediatamente a seguir à fuga das Cobaias do Centro de Experiências e como algumas pessoas viveram aqueles dias e o que fizeram para fugir deles.

Conhecemos as origens de alguns dos soldados que Peter e o seu grupo encontrou quando fugiram do Refugio e a atuação, algo diferente dos virais, quando "controlados" por homens sedentos de poder e de imortalidade que como acontece em situações destas, se aproveitam das tragédias para impor regimes tiranos e ditatoriais sobre os mais indefesos.

A parte final do livro é ocupada com a destruição dos Doze. As Doze cobaias que tinham fugido do Centro: cada uma delas sendo a cabeça de milhares de virais. 
No primeiro livro um dos Doze é destruído e agora um décimo segundo se junta ao grupo, mas para o destruir. Mais não vou dizer ou deslindo toda a trama.

Neste livro o autor falou muito pouco de Zero, a primeira cobaia, e quando falou dela no final deu a entender que ela estava activa. Não era nenhum dos Doze, portanto, significa que temos material para o terceiro livro de que se tem falado.

Gostei muito do primeiro e de tal modo que me fez querer ler o segundo, mas confesso que com uma certa curiosidade, mas certa de que a coisa vai ser a mesma, a luta contra os virais, agora controlados pelo Zero que pelo visto controla virais e não só , não vou ler o terceiro.

Gostei do grupo que conhecemos no primeiro livro Peter, Alicia, Hollis, Sara, Michael e Amy (a Garota de Lugar Nenhum), e lutei com eles as suas lutas, mas não quero saber mais.
Assim como assim, vão continuar a lutar contra virais até morreram, ou até acabarem com eles, por isso a coisa há de ser semelhante.

Não tão grande como o primeiro livro, lê-se igualmente bem e se ainda não leram e gostam do tema podem ler que vão bem encaminhados.

Sem comentários: