quarta-feira, 1 de junho de 2011

Os Sete



Uma caravela lusitana de cinco séculos é resgatada de um naufrágio na costa brasileira. Dentro dela, uma caixa de prata misteriosa oculta um segredo: sete cadáveres capturados, acusados de bruxaria. Apesar das advertências grafadas no objeto de prata, a equipe do departamento de história da Universidade Soares de Porto Alegre decide violar a caixa para estudar os cadáveres. Afinal, que perigo poderiam oferecer aqueles sete cadáveres? Nenhum. Mas depois que o primeiro deles desperta tudo pode acontecer… Do mesmo autor de “O senhor da chuva “, André Vianco transporta o leitor para um mundo antigo, onde os verdadeiros assassinos carregam presas afiadas e têm medo do sol.

E um desfile de vampiros poderosos vai aparecer em cada página... Inverno, o primeiro a "renascer", Acordador, Tempestade, Lobo, Espelho, Gentil e o Sétimo.
Os nomes de cada um são a apresentação dos seus excepcionais poderes que lhes foram atribuidos aquando de um pacto com o diabo. E é com esses poderes que eles atacam e se defendem dos novos inimigos, a par das suas capacidades vampiricas centenárias e fazem a vida negra aos moradores de Amarração - Brasil, sempre acossados pelos jovens que foram os responsáveis pelo seu resgate.

Foi o primeiro livro que li deste autor e provavelmente será o único porque decidi que já chega de romances vampiricos (excepto um que ainda espero ler - Dracula, o morto-vivo).
Gostei da história que é muito cativante.
A ideia está muito interessante mesmo dentro do horror do tema e da acção, porque são mesmo vampiros malvados.

Só tenho duas notas a acrescentar:

1ª - Não concordo com a pessoa, que foi quem me levou a ler este livro, e que disse que não achava bem que de tantas cidades brasileiras a acção tivesse que decorrer exactamente em Amarração. Pois eu acho, que era mesmo ali que tinha que ocorrer. É uma cidade que o autor conhece e que poderia explorar da melhor maneira e porque deverão as acções mais ou menos magnificas decorrer apenas em grandes capitais e locais conhecidos?
2ª Se os Sete são vampiros portugueses do séc. XV, deveriam falar mais português, português. Existem muitos termos brasileiros nos diálogos que eles travam e alguns dos quais não eram de certeza conhecidos nesse século. Mas pronto. É um apontamento a reter por quem vá ler, mas que de forma nenhuma destroi a trama.

Claro que dos Sete, neste livro só tomamos conhecimento e lemos sobre seis, porque o Sétimo, o mais poderoso e temível, só conhecemos pelas ideias que os outros vampiros vão dando dele. Foi o único a não ser "renascido" por Inverno que o teme acima de qualquer ameaça e só vamos "lidar" com ele nas ultimas duas páginas...
E no outro livro do autor, com o se nome "O Sétimo".

Sem comentários: