quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Penelope na Guerra



O primeiro romance narrativo de Oriana Fallaci: a história de uma mulher, estrangeira em Nova Iorque, que não hesita em expor a convenção e injustiça de uma sociedade machista. Como Penélope que não aceita a tarefa doméstica de bordar as tapeçarias enquanto espera o retorno do bem amado Ulisses, Gio viaja em busca da sua identidade e da sua liberdade. Desfaz-se friamente da sua virgindade, enamora-se rebeldemente de um homem débil e inseguro que se revela homossexual, enfrenta com coragem o triângulo amoroso no qual se vai encontrar envolvida com Richard ( o homem que ama) e Bill (o amante de Richard).

Li pela primeira vez, tinha doze anos. "Apareceu-me" em casa e como eu devorava tudo o que eram livros, li. Confesso que não entendi nada e nem gostei do final.
Reli um ou dois anos mais tarde e voltei a ficar desapontada com o final, embora por essa altura já entendesse mais o porquê da história e desse final. Acho que na altura ainda sonhava, apenas, com finais delizes. Agora até percebo o porquê desse final, mas na altura não me agradou.

Tive que falar deste livro, numa apresentação que fiz sobre os meus hábitos de leitura, onde contei o mesmo que conto aqui e comecei a ficar com vontade de o reler, apenas pela curiosidade; apenas para saber como me vou aperceber e que opiniões irei ter da accção e do seu final.

Nota: Foi graças a este livro e ao seu final pouco a meu gosto, que me tornei uma escritora (apenas para os amigos mais chegados), mas uma escritora. Devido ao facto de não me agradar o final deste livro, quase me atrevi a criar um final a meu gosto, mas depois pensei que faria muito melhor e teria muito melhores resultados se ao invés de re-escrever um final para um livro de uma escritora a sério, eu me dedicasse a escrever contos onde criasse os personagens, situações e finais a meu gosto.
Um dia destes atrevo-me e transcrevo alguns trechos desses contos "maravilha",o ultimo dos quais com mais de doze anos e o primeiro com quase trinta.
Actualmente ando a passar esses contos para o computador para os poder imprimir em formato mais adequado do que o que têm actualmente e estou a adorar!
Relembrar a acção de cada um e as suas personagens e descobrir que certas tomadas de atitude da acção, eram as que eu tomaria no dia de hoje, é muito interessante.

Por isso, para mim, ler não é só ler o que os outros escrevem, é um pouco imaginar como eu escreveria, que decisões tomaria se escrevesse a mesma história.

Se alguém já leu "Pénelope na Guerra" de Oriana Fallaci, gostaria de saber a opinião que tiveram do livro. Apenas por curiosidade...

Sem comentários: